Como criar um Home Office para ter mais produtividade

Dicas práticas para otimizar o seu espaço de trabalho em casa

Trabalhar de casa pode ser ótimo – não precisa pegar transporte, não há a movimentação de um escritório normal e a rotina tende a ser casual – mas para ter um Home Office produtivo é necessário superar alguns desafios. Trabalhar de casa é uma realidade para muitos nesse momento, mas é muito comum que as pessoas não tenham o espaço apropriado para isso.

Para te ajudar a ter mais concentração e se manter produtivo é importante criar um ambiente que te permita fazer o seu melhor trabalho. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas e truques para você criar um Home Office para ter mais produtividade. Confira:

 

Separe seu espaço de trabalho dos outros ambientes

Criar um espaço dedicado para seu trabalho pode minimizar suas distrações com a família, animais de estimação, TV e tudo mais que estiver acontecendo na sua casa e pedindo a sua atenção.

Além do quesito prático de ter um espaço de trabalho separado, ter divisões físicas também te ajudam a manter alguns “limites mentais” para que essas duas rotinas não se misturem. Ter um lugar dedicado ao trabalho, mesmo que seja uma mesa em um canto da sala, pode ajudar a ter uma rotina mais bem estruturada. Entrar nesse seu espaço de trabalho pode ser uma forma de acionar a sua mente para ela saber quando é o momento de trabalhar e se concentrar.

Cadeira para Home Office

Uma escrivaninha pode ser uma excelente solução para espaços pequenos.

Considere as questões ergonômicas

Vários estudos apontam que uma boa postura e a ergonomia podem aumentar consideravelmente a sua produtividade. Afinal, se você se sente confortável durante a sua rotina de trabalho, consegue ficar mais tempo diante do computador sem sentir dores no pescoço ou na lombar.

Na hora de escolher uma cadeira para estudo ou trabalho, existem algumas questões que você precisa ter em mente:

  1. Mantenha o pé no chão enquanto trabalha: isso ajuda na sua circulação e alivia a tensão da coluna. Para conseguir isso, você precisa de uma cadeira regulável, que possa ser adaptada de acordo com a sua altura e permitindo que seu joelho forme um ângulo de 90º.
  2. Tenha um encosto para suas costas: trabalhar em bancos pode ser muito desconfortável, pois suas costas ficam totalmente sem apoio e sem ter como descansar. Para isso, aposte em cadeiras com encostos, de preferências acolchoados.
  3. Crie um apoio para seu cotovelo: é necessário que a sua cadeira ou sua mesa possua algum ponto para descansar os braços e os cotovelos, principalmente para quem precisa passar o dia digitando na frente do computador. As dores no pescoço, no ombro e no alto das costas podem vir dessa sustentação incorreta. Por isso, é importante investir em mesas com a altura apropriada para seu trabalho e cadeiras com apoio para o braço.

Deixe a luz entrar

A iluminação natural no seu espaço reduz bastante a fadiga nos olhos e possíveis dores de cabeça, então o mais recomendado e deixar janelas abertas para iluminar seu local de trabalho.

Além desses benefícios, há estudos que comprovam que a luz solar não só aumenta a sua absorção de vitamina D, como te deixam mais feliz e pronto para encarar mais um dia de trabalho.

 

Mantenha seu espaço organizado

Além de ter que lidar com muitas informações do seu próprio trabalho, porque você ainda quer lidar com um local de trabalho bagunçado? Trabalhar de casa pode significar que toda a sua casa ou apartamento tenha potencial para de distrair: uma pilha de louças, um quarto para arrumar ou brinquedos dos filhos para guardar.

Se você tem muitos objetos na sua área de trabalho, considere investir em porta-objetos, ou melhor ainda, em estantes que te permitam organizar todo o seu material de escritório. Não ter esses objetos a vista ou organizados lhe permitem um trabalho muito mais prazeroso.

Uma boa dica é arrumar o seu espaço de trabalho ao fim do expediente, deixando-o pronto para o dia seguinte ser muito produtivo. Evite também comer nesse local para que a região fique livre de sujeira e outros incômodos no seu caminho.

Uma mesa organizada ajuda o trabalho a fluir melhor.

 

Tenha mais plantas

Ter plantas no seu espaço de trabalho também ajudam a te deixar mais feliz, reduzem o stress e podem aumentar a produtividade. Se você possui alguma vista para a natureza, deixe sua mesa virada para essa direção.

 

Quer descobrir outras soluções para organizar seu Home Office? Conheça a linha completa de móveis para Home Office da São benedito: home office.

 

 

Referências que amamos

Home Office moderno, com acabamentos em tons claros e móveis de design

Imagem: Reprodução / The Styled Press

Home Office moderno, estilo industrial, com acabamentos em tons amadeirados e serralheria escura, composto por móveis de design.

Imagem: Reprodução / Mosaics Lab

Home Office moderno e minimalista, com módeis de design com acamaento amadeirado e serralheria em tons escuros.

Imagem: Reprodução / Shutterstock

Home Office moderno e minimalista, com acabamntos amadeirados e móveis de design.

Imagem: Reprodução / Site “Bay Area Houston Mag”

Home Office moderno e minimalista, com mesa escura sustentada por dois cavaletes do mesmo material, acompanha de duas banquetas com acento amadeirado e serralheria branca e também prateleiras na cor branco.

Imagem: Reprodução / Site “Homens que se cuidam”

Home Office moderno e compacto, com acabamentos em tons amadeirados, composto por móveis de design.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Home Office moderno, estilo industrial composto por móveis de design.

Imagem: Reprodução / Site “Studio 1202”

Home Office compacto e aconchegante, composto por único móvel estante / escrivaninha na cor branco e uma poltrona cinza.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Home Office moderno, compacto e minimalista, composto por móveis de design, sendo uma escrivaninha, cadeira Eames e prateleiras, tudo com acabamento na cor branco.

Imagem: Reprodução / Blog “Projetos Criativos”

Posts Relacionados
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Compre também pelo Whatsapp