Como aplicar o estilo industrial na decoração de um ambiente?

Você com certeza já deve ter se deparado com o estilo industrial em revistas, moodboards e em listas de inspiração no Pinterest. Mas afinal, o que é o estilo industrial?

O estilo industrial traz grande parte de sua inspiração a reforma de espaços comerciais em grandes centros urbanos, como Nova York e Berlim, na década de 70. Com o grande adensamento da população nas capitais e o consequente aumento no custo imobiliário de se morar no centro, muitas pessoas viram como alternativa a reforma de espaços industriais em subúrbios e regiões comerciais distantes do centro. Fábricas, galpões e garagens eram as principais escolhas para esses projetos. Esses novos ambientes que surgiram abraçaram os traços que muitos considerariam brutos numa decoração de interiores: vigas e colunas aparentes, instalação elétrica e iluminação exposta, e muito concreto, metal e madeiras rústicas.

No Brasil, apesar desse movimento de utilização de espaços industriais abandonados não ser tão presente, há muitos exemplos de retrofit e reforma de locais históricos. Mas o mais comum de observamos aqui são os lofts urbanos, que são espaços criados já com esta identidade industrial em mente, privilegiando os traços da arquitetura do local e um conceito mais amplo e integrado do ambiente.

Se você se interessa por esse estilo atemporal, não deixe de conferir as nossas dicas para criar o seu próprio espaço com estilo industrial:

 

Aposte no minimalismo

Um dos grandes charmes da decoração industrial é retratar a simplicidade das edificações, trazendo os pequenos detalhes como protagonistas do ambiente. Por conta disso, uma das opções mais certeiras é apostar em um design mais minimalista, com poucas cores e apenas alguns objetos de destaque.

Este estilo clean, além de ser bem mais prático de manter, traz uma leveza visual ao ambiente e o torna muito agradável e acolhedor. Nesse caso, “menos é mais” e harmonizar acabamentos e texturas traz resultados incríveis.

Sala de estar com parede de tijolos brancos e calha preta transparente

Fonte: Foto de Dmitry Zvolskiy no Pexels

 

Use peças com acabamentos similares

Como comentamos, a harmonia é a chave para criar um ambiente industrial de sucesso, portanto, utilizar peças com acabamentos similares é a maneira mais fácil de trazer um resultado agradável.

Por exemplo, se optar por utilizar madeiras rústicas, opte por utilizar peças com madeiras da mesma tonalidade, sejam elas escuras ou claras. Seu ambiente possui vergalhões aparentes? Então escolha peças com metais similares.

Escrivaninha de madeira industrial

Aparador Industrial

Estante industrial em madeira e ferro

Estante Industrial Madeira

Aparador Ribeira

 

Valorize a iluminação natural

Sem dúvidas um dos maiores charmes do estilo industrial está na iluminação e ventilação natural desses ambientes, que foram criados com justamente este aspecto mais funcional em mente. Antes de iniciar a decoração, veja como a luz reage nos diferentes cômodos e em diferentes horas do dia. Posicione suas principais peças e objetos de decoração onde a luz incide para tornar o ambiente mais aconchegante. Tenha em mente que móveis em couro são mais sensíveis à luz solar, portanto evite coloca-los sob iluminação direta do sol.

Fonte: Foto de Life Of Pix no Pexels

Abrace os “defeitos” do ambiente

O seu espaço apresenta pequenas rachaduras nas vigas, louças vintage super coloridas, pisos de taco antigos e detalhes grosseiros? Aceite esses “defeitos” como parte do projeto! São justamente esses detalhes que trazem muita personalidade ao seu ambiente industrial e marcam o que este estilo tem de tão único.

Acredite, muita gente gasta bastante dinheiro para transformar ambientes modernos em rústicos, descascando paredes e tornando elementos aparentes. Claro, é necessário realizar manutenções para evitar situações como ferrugem, mofo e o comprometimento estrutural dos elementos arquitetônicos, mas o charme do design industrial está nos elementos que carregam história.

Fonte: Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Photo by Derick McKinney on Unsplash

 

Contraste com elementos modernos e pessoais

Um dos resultados mais legais em ambientes industriais é utilizar seus objetos pessoais para trazer mais personalidade e contraste ao seu espaço. É nessa parte que você pode utilizar sua imaginação: quadros coloridos, plantas, lembranças de viagem, bonecos, adereços vintage, toca discos, etc…

A melhor alternativa para fazer isso de forma mais organizada é utilizar estantes e aparadores para apresentar todos os seus objetos.

Estante industrial

Estante Sabará Industrial

Aparador Frame

 

Gostou das nossas dicas?  Se você quer ficar por dentro das principais tendências de decoração e design, não deixe de conferir nossas redes sociais. E caso queira adquirir uma das peças citadas na nossa matéria, não deixe de acessar a nossa loja online.

Para te inspirar ainda mais, separamos algumas referências incríveis de ambientes com estilo industrial.

Fonte: Photo by Andrea Davis on Unsplash

Fonte: Photo by Jonathan Borba on Unsplash

Fonte: Photo by Proxyclick Visitor Management System on Unsplash

Fonte: Photo by Adam Winger on Unsplash

Fonte: Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Posts Relacionados
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Compre também pelo Whatsapp